Pesquisar
Proctos
Você está aqui: Home > Tratamentos > Tratamentos instrumentais

Tratamentos Instrumentais

A Proctos realiza diversos tratamentos instrumentais dos quais destacamos a esclerose hemorroidária e a laqueação elástica hemorroidária.

 

Esclerose hemorroidária

Em que consiste a esclerose hemorroidária? 

Trata-se de um tratamento realizado em regime ambulatório (na consulta), para procurar «secar» as hemorróidas internas sem o recurso à cirurgia. Consiste na injecção de um agente esclerosante na submucosa que recobre os plexos hemorroidários internos, levando-os a diminuir de tamanho. Poderá demorar semanas a ser eficaz, sendo necessárias várias sessões de tratamento.
 

Todos os doentes beneficiam com a esclerose hemorroidária?

Não. A esclerose hemorroidária está reservada, fundamentalmente, para os doentes com hemorróidas internas do 1º e 2º graus.
 

O que fazer antes de uma esclerose hemorroidária?

Pode ser necessária a realização de um clister de limpeza algumas horas antes do exame (Informe-se de quais os aconselhados).
 

É doloroso este exame?

A esclerose hemorroidária é um procedimento simples, indolor, que não necessita de sedação nem de anestesia, sendo bem tolerado pela generalidade dos doentes.
 

Laqueação elástica hemorroidária


O que é e em que consiste a laqueação elástica hemorroidária?

Trata-se de um tratamento realizado em regime ambulatório (na consulta), para procurar eliminar as hemorróidas internas sem o recurso à cirurgia. Consiste na tracção ou aspiração dos plexos hemorroidários internos para o interior de um aparelho de laqueação, seguindo-se a aplicação de uma banda elástica (anel elástico) na hemorróida a tratar. Ao fim de algum tempo (4 a 5 dias depois do tratamento) a hemorróida necrosa e cai, sendo eliminada pelo ânus. Para ser eficaz poderão ser necessárias várias sessões de tratamento.
 


Todos os doentes beneficiam com a esclerose hemorroidária?


Não. A laqueação elástica hemorroidária está reservada, fundamentalmente, para os doentes com hemorróidas internas do 2º grau e 3º graus.


 
O que fazer antes de uma esclerose hemorroidária?

Pode ser necessária a realização de um clister de limpeza algumas horas antes do exame (Informe-se de quais os aconselhados).


 
É doloroso este exame?

A esclerose hemorroidária é um procedimento simples, na maior parte dos casos indolor, não necessitando de sedação nem de anestesia, sendo bem tolerado pela generalidade dos doentes. Nalgumas situações, pode ocorrer uma sensação temporária de vontade de defecar, de corpo estranho intra-anal, que mais não é do que o resultado da tracção do pedículo hemorroidário.
 
 

 

 

Prof. João Pimentel fala sobre cancro colorectal na RTP1

 

© 2009 PROCTOS - Centro de Coloproctologia de Coimbra | Tlm: 91 932 88 95 | Rua Filipe Hodart, 12 | 3000-254 Coimbra - Portugal
Serviços Internet: Dom Digital, Lda - Sugestões: webmaster@domdigital.pt