CONSELHOS PARA EVITAR A OBSTIPAÇÃO
Obstipação
Se não conseguir defecar um (1) ou dois (2) dias não será necessariamente alarmante; a sua saúde não será afectada.
Pode consultar mais informação técnica na página obstipação.
O hábito matinal
Vá ao quarto-de-banho à mesma hora em cada dia. Os intestinos tendem a funcionar quando nos levantamos, os de algumas pessoas mais rapidamente do que os de outras, devendo dar-se tempo para começar e acabar a defecação, com sensação de completo esvaziamento fecal; mas não se sente e «puxe» com muita força. Qualquer desejo adicional de defecar durante o dia deverá ser satisfeito; de outro modo, a sensação no recto passará rapidamente.
Alimentos líquidos
Beba água ou chá quando acordar e, pelo menos, dois (2) copos ou duas (2) chávenas de água, chá ou outros líquidos durante ou no fim das refeições. Deverá ingerir caldos e sopas. A falta de líquidos causa fezes duras.
Alimentos sólidos
Coma uma dieta variada com todos os alimentos disponíveis. Os seguintes, ricos em fibras, são geralmente bons para a actividade intestinal, pois condicionam a formação do volume fecal, aliviando a obstipação:
- Pão integral escuro
- «Farelo» (All-Bran) – 2/4 colheres de sopa diárias
- Vegetais cozidos, crus ou em saladas
- Frutos cozidos ou crus.
Os suplementos de fibras podem levar várias semanas, possivelmente meses, a atingir a sua máxima eficácia, sem fazerem qualquer mal ou criarem habituação, o que pode acontecer com o uso e abuso de alguns laxantes estimulantes. Além do mais, proporcionam benefícios adicionais, nomeadamente ajudando a baixar os níveis de colesterol, reduzindo o risco desenvolvimento de pólipos e cancro colo-rectal e prevenindo o aparecimento de hemorróidas sintomáticas.
Laxantes
Os laxantes não são substâncias naturais para o intestino. Só devem ser tomados sob conselho médico, parando-se com eles assim que os hábitos intestinais normais sejam retomados. A vulgar obstipação é mais frequentemente devida ao uso de purgantes do que a qualquer outra causa. Se for necessário algum estimulante para o funcionamento intestinal, tente primeiro aqueles que aumentem o volume fecal. Aconselhe-se com o seu Médico para saber quais. O mesmo deverá fazer quanto à aplicação de supositórios e clisteres.
Cirurgia e outros tratamentos
Nalgumas situações, um programa de treino muscular por «biofeedback» poderá ajudar a recuperar o normal funcionamento dos esfíncteres anais. Já quanto à cirurgia, só em casos raros se deverá recorrer a esta forma de tratamento. O seu Coloproctologista poderá discutir consigo detalhadamente estas opções, para seleccionar a melhor para o seu caso.