Pesquisar
Proctos
Você está aqui: Home > Tratamentos > Obstipação

 

Obstipação

O que é a obstipação? 

A obstipação é um sintoma com um significado diferente para diferentes indivíduos. Habitualmente refere-se a dejecções pouco frequentes, mas também pode traduzir uma diminuição no volume ou peso das fezes, a necessidade de fazer força («puxar») para esvaziar incompletamente o recto, ou, ainda, a necessidade do uso de clisteres, supositórios, laxantes para manter a regularidade do trânsito intestinal.
 
Cerca de 80% das pessoas sofrerão de obstipação nalgum momento das suas vidas, sendo normais breves períodos de «prisão de ventre». Numa base empírica, o diagnóstico de obstipação poderá ser colocado se o número de dejecções for inferior a três vezes por semana. A assumpção incorrecta de que se deverá ter pelo menos uma dejecção por dia, levou ao uso e abuso de laxantes com consequências preocupantes.
 
Comendo alimentos ricos em fibras, incluindo farelo de trigo, pão integral e certas frutas e vegetais, fornecerá as 25 a 30 gramas de fibra por dia recomendadas para uma função intestinal normal.
  

O que causa a obstipação? 

Poderão existir várias causas, possivelmente simultâneas, responsáveis pela obstipação, incluindo a ingestão inadequada de líquidos e fibras, um estilo de vida sedentário e alteraçoes ambientais. A obstipação poderá ser agravada pela gravidez, viagens ou alterações na dieta. Nalgumas pessoas poderá ser o resultado de, repetidamente, ignorarem a vontade para defecar.
 
Outras causas mais graves incluem apertos ou lesões expansivas no intestino grosso, pelo que se a obstipação persistir será aconselhável consultar um Coloproctologista. Mais raramente, a obstipação poderá ser um sintoma de esclerodermia, lúpus, ou ser consequência de doenças dos sistemas nervosos ou endócrino, como as doenças da tiróide, a esclerose múltipla, doença de Parkinson, AVC e lesões da medula.
 
  

A obstipação pode ser consequência da toma de medicamentos? 

Sim, podendo muitos medicamentos como analgésicos, anti-depressivos, tranquilizantes, anti-hipertensores, diuréticos, suplementos de ferro e de cálcio, anti-ácidos contendo alumínio, causar ou agravar a obstipação.
 
Para mais, muitas pessoas que verdadeiramente não são obstipadas, podem tornar-se dependentes de laxantes, numa tentativa pouco recomendada de terem dejecções diárias, provocando a si próprias danos através deste abuso de laxantes.
 

Quando devo consultar um médico por este problema? 

Qualquer alteração persistente dos hábitos intestinais – aumento ou diminuição na frequência, consistência ou tamanho das fezes ou numa maior dificuldade para evacuar – necessita de observação médica. Sempre que os sintomas de obstipação persistam por mais de três semanas deverá consultar o seu médico. Se aparecer sangue nas fezes, consulte de imediato o seu Coloproctologista. 
 

Como poderá ser diagnosticada a obstipação? 

Como a obstipação pode ter múltiplas causas, é fundamental identificá-las correctamente, para que o tratamento seja o mais adequado e específico possível. Procurar-se-ão causas anatómicas e funcionais, como tal variando os exames a efectuar. O toque rectal, a realização de uma colonoscopia ou de um clister opaco com duplo contraste, poderá ajudar a excluir ou confirmar causas anatómicas responsáveis pela obstipação, como pólipos, tumores ou divertículos. Na suspeita de causas funcionais poderá ser necessário recorrer a estudos radiológicos com marcadores radiopacos a exames imagiológicos da função defecatória ano-rectal ou, ainda, a testes de avaliação da função dos músculos anais. Em muitas circunstâncias não se identifica a causa da obstipação, sendo esta considerada não-específica.
 

Conselhos sobre como evitar a obstipação

Saiba algumas técnicas e conselhos para evitar a obstipação!

 

Guia do utente

Informe-se aqui de quais os acordos com seguradoras, horários consultas, etc.
saiba mais

Informação para pacientes e familiares

O que é coloproctologia? Resposta às perguntas mais frequentes feitas por doentes e familiares.
saiba mais

Doenças do cólon, recto e ânus de A a Z

Conheça as causas, sintomas e tratamentos médico-cirúrgicos de doenças como a obstipação, o cancro colo-rectal, hemorróidas, etc.
saiba mais

 

Prof. João Pimentel fala sobre cancro colorectal na RTP1

 

© 2009 PROCTOS - Centro de Coloproctologia de Coimbra | Tlm: 91 932 88 95 | Rua Filipe Hodart, 12 | 3000-254 Coimbra - Portugal
Serviços Internet: Dom Digital, Lda - Sugestões: webmaster@domdigital.pt