Pesquisar
Proctos
Você está aqui: Home > Tratamentos > Obstrução defecatória

 

Obstrução defecatória

O que é a obstrução defecatória? 

Trata-se de uma forma de obstipação, que ocorre fundamentalmente nas mulheres, caracterizada por passarem muito tempo na retrete a tentar defecar. Além do esforço exagerado para conseguirem uma dejecção, é muitas vezes necessário o recurso a clisteres ou mesmo a manobras manuais e digitais para extrair as fezes, persistindo, em inúmeras situações, uma sensação de esvaziamento incompleto do recto que leva o doente de novo ao quarto-de-banho. Hoje em dia é possível superar tudo isto.
 

O que provoca a obstrução defecatória? 

Nem sempre a obstipação depende dos hábitos alimentares ou de vida. Muitas pessoas, em especial as mulheres, são afectadas sem o saberem por uma forma de obstipação, chamada «obstrução defecatória», que se caracteriza pela impossibilidade de defecar de modo natural. Esta perturbação é causada, inúmeras vezes, por um problema do canal ano-rectal, ou seja da porção terminal do tubo digestivo, nada tendo a ver com hábitos higieno-dietéticos incorrectos.
 

Quais as causas mais frequentes? 

Por vezes, ocorre um prolapso da mucosa do recto que cria um obstáculo à passagem das fezes, o que está na origem do enorme esforço realizado para evacuar. Noutros casos, a musculatura da parede do recto torna-se mais fina e adelgaçada, criando um saco que provoca uma protrusão e abaulamento na vagina, levando a que as doentes pressionem com o dedo a parede vaginal para fazerem passar as fezes. Finalmente, noutras situações, podem persistir restos de fezes em pequenas pregas da mucosa rectal, deixando uma sensação de ainda ter vontade para defecar, levando a doente a ir mais vezes à retrete para infrutiferamente tentar resolver esta falsa necessidade.
 

Quais os sintomas da obstrução defecatória?

São múltiplos, sendo os mais frequentes os a seguir discriminados:
 
  • Permanecer na retrete por mais de 15 minutos para evacuar, não obstante o esforço realizado para tal.
  • Defecar apenas uma a duas vezes por semana.
  • Necessitar de clisteres para defecar.
  • Evacuar em pouca quantidade.
  • Ter a sensação de não ter evacuado todas as fezes.
  • Pressão manual na vagina ou no ânus para facilitar a defecação

Como pode ser tratada? 

Depois de um exame cuidadoso por um especialista em Coloproctologia, que lhe pedirá alguns exames complementares para determinar a causa da obstrução defecatória, o tratamento será cirúrgico, através de uma operação que procurará reconstruir e repor a normal natomo-fisiologia desta área.

 

Guia do utente

Informe-se aqui de quais os acordos com seguradoras, horários consultas, etc.
saiba mais

Informação para pacientes e familiares

O que é coloproctologia? Resposta às perguntas mais frequentes feitas por doentes e familiares.
saiba mais

Doenças do cólon, recto e ânus de A a Z

Conheça as causas, sintomas e tratamentos médico-cirúrgicos de doenças como a obstipação, o cancro colo-rectal, hemorróidas, etc.
saiba mais

 

Prof. João Pimentel fala sobre cancro colorectal na RTP1

 

© 2009 PROCTOS - Centro de Coloproctologia de Coimbra | Tlm: 91 932 88 95 | Rua Filipe Hodart, 12 | 3000-254 Coimbra - Portugal
Serviços Internet: Dom Digital, Lda - Sugestões: webmaster@domdigital.pt